Cultura

Cerimónia dos Nobel com um novo modelo

O tradicional banquete dos prémios Nobel vai ser cancelado este ano, pela primeira vez desde 1956, por causa da pandemia do novo coronavírus, anunciou a Fundação Nobel, informando ainda que a cerimónia de entrega ocorrerá em “novos moldes”.

Sem alterações, segundo a fundação, ficam as datas previstas, entre 5 e 12 Outubro, para o anúncio da atribuição dos prémios Nobel (Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia).

O banquete, um jantar de gala realizado em Estocolmo todos os anos em Dezembro em honra dos laureados, foi cancelado durante as duas Guerras Mundiais. Também não foi realizado em 1907, 1924 e 1956.

O último cancelamento, em 1956, aconteceu para evitar o convite ao embaixador da então União Soviética por causa da violenta repressão dos protestos em Budapeste, na Hungria.

Em relação às cerimónias de entrega dos prémios em Estocolmo (Suécia) e em Oslo (Noruega, onde é entregue o Nobel da Paz) mantêm-se agendadas, até ao momento, para o dia 10 de Dezembro, mas vão acontecer “em novos moldes”, indicou a Fundação Nobel, num comunicado.

“A Fundação Nobel prevê conseguir manter as cerimónias de entrega dos prémios em Oslo e em Estocolmo sob novos moldes que terão em conta as restrições relacionadas com o distanciamento social e o facto de apenas alguns ou até nenhum dos laureados possam estar no local”, acrescentou a entidade.

Os Nobel é um conjunto de seis prémios internacionais anuais concedidos em várias categorias por instituições suecas e norueguesas, para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade no ano imediatamente anterior ou no curso das suas actividades.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do químico, engenheiro, inventor, industrial e filantropo sueco Alfred Nobel (1833-1896) em doar a sua imensa fortuna para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à Humanidade.

O inventor da dinamite expôs este desejo num testamento redigido em Paris, em 1895, um ano antes da sua morte.