Cultura

Músicos exibem talento em espectáculo

Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Aylasa, Gelson Castro, Branca Celeste, Jay Lourenzo, o trompetista Lázaro e o guitarrista Teddy Nsingui soltaram as vozes no Show do Mês e deram, durante duas noites, um espectáculo único, no Bar do Show do Mês, realizado no auditório do Royal Plaza.

Kizua Gourgel foi o primeiro a actuar no ambiente de bar, montado no exterior da sala. Depois, foi a vez de Toty Sa’med, outra voz habituada à “vida” dos bares. Quando a primeira estreante da noite, Aylasa, actuou, o público reconheceu-a, pelos aplausos, como uma das vozes a ter em conta na nova música angolana.
Gelson Castro continuou com a sequência de artistas estreantes no Bar do Show do Mês, numa excelente actuação na qual fez ponte com Branca Celeste no clássico “Tata ku Matadi”. Ambos receberam várias ovações nas actuações a solo.
Como noutras edições, Teddy Nsingui não ficou apenas pela guitarra. O guitarrista subiu ao palco para interpretar “Africa Obota”, de Pierre Akandengue. Durante mais de duas horas, Teddy Nsingui cantou vários sucessos internacionais. O trompetista cubano Lázaro também fez parte da “lista” de artistas a actuar nesta edição.
Jay Lourenzo foi o último dos artistas de cartaz a subir e partilhou o palco com Teddy Nsingui, em algumas músicas. Depois de várias interpretações, o cantor teve a responsabilidade de fechar em grande e conseguiu.
Ao longo do espectáculo, o guitarrista Tukas Virgílio também teve um momento, por dar vida ao conhecido instrumental “Samba Pa Ti”, de Carlos Santana.
No bar, proposto pela Nova Energia, sucessos da soul, blues, reggae, música popular brasileira, rumba congolesa e temas nacionais proporcionaram muitos bons momentos. O Show do Mês tem a chancela da Nova Energia e, no passado mês de Setembro, teve a participação do cabo-verdiano Grace Évora. Actualmente, no sexto ano, o projecto já teve nomes como Selda, Os Kiezos e os Irmãos Almeida.