Cultura

Novo espaço de cultura é aberto hoje em Luanda

Um novo projecto na esfera das artes - a galeria Talatona Art, vocacionada para ser um centro artístico, é inaugurado hoje, às 17h00, no Talatona Shopping, em Luanda, com a exposição “Colecção Gerações”, uma mostra de 16 dos principais artistas plásticos angolanos, que fica patente até final de Fevereiro.

O conceito é inspirado nas diferentes gerações de artistas que marcam o cenário sociopolítico e cultural do país. Desde os mestres Kapela, Gonga, Francisco Van, Antó?nio Ole, passando por Fisty, Francisco Vidal, Guilherme Mampuya, Januário Jano, Paulo Kussy, Ricardo Kapuka, até aos expoentes da nova geração, como Cristiano Mangovo, Mumpasi Meso, Uo?fole, Alcides Malayka, Armando Scoott e Binelde Hyrcan.
A curadoria é de Seven Arts, que tem por objectivo a valorização e a aposta na arte contemporânea angolana. O projecto incentiva, colecciona, documenta e cria o intercâmbio entre as obras de Angola e do mundo, fundindo a expressão artística de diferentes culturas, panoramas e contextos históricos. O Talatona Art conta com mais de 250 metros quadrados de área e um espaço com toda a infra-estrutura necessária para albergar grandes exposições.
Considerada uma das maiores galerias de arte do país, o empreendimento tem por objectivo promover, incentivar e ser um pólo transformador da cultura e dos artistas angolanos.