Cultura / Património

Conversas sobre artes no Memorial

“Conversas em torno das artes em Angola” é a denominação de um novo projecto, criado pela direcção do Memorial António Agostinho Neto, com o intuito de gerar, a partir de hoje, às 9h00, no Mausoléu, em Luanda, debate sobre a actual situação dos criadores nacionais.

Para melhor aproveitamento do tema, a organização vai convidar, em cada edição, um especialista ligado às diversas áreas das artes. A ideia dos organizadores é analisar dois temas simultaneamente, assim como as várias "nuances" que podem sair da cooperação entre duas artes.
Desta forma, entre os temas em debate constam a “Dança e literatura”, “Música e literatura”, “Arquitectura e coleccionismo”, “Pintura e escultura” e “Banda desenhada, cinema e fotografia”.
A música é o primeiro tema a ser abordado no projecto que encerra na sexta-feira. Com a iniciativa, a direcção do Memorial pretende incentivar conversas informais com o público sobre temas actuais ligados às artes nacionais, através da troca de ideias. 
O projecto, de carácter artístico-cultural-pedagógico, concebido também para ajudar nos tempos livres as crianças, jovens e amantes das artes, é de acesso livre e aberto a todos os interessados.

Concertos
O cantor Vladimiro Gonga foi o destaque da última edição dos concertos agendados para o segundo semestre deste ano na programação artística do Memorial António Agostinho Neto. O espectáculo, realizado na última quinta-feira, no  Memorial, permitiu ao público conhecer mais os temas do cantor convidado, que interpretou também alguns dos clássicos angolanos.
Os convidados desta edição foram os cantores Eurits e Pascoal Mussungo, assim como os humoristas KK. O artista abriu o concerto com “Um novo Jazz”, tema cuja letra é do escritor Manuel Rui Monteiro. Depois interpretou músicas do álbum “Massemba Jazz” e inéditos do próximo CD.
Cantor, compositor, pesquisador e produtor musical, Vladimiro Gonga cruza influências e combina ritmos tradicionais africanos com jazz e bossa nova, numa busca criativa que traz novas sonoridades à música popular angolana.
A programação artística do Memorial António Agostinho Neto tem agendados para este segundo semestre do ano as actuações das cantoras Aline Frazão, Marília Alberto e da Orquestra Camerata de Luanda.