Cultura

Personalidades do ano distinguidas no Huambo

Os músicos Jorge Sanjai e Rijo Master foram, com dois troféus cada, os destaques da 3ª edição do prémio “Huambo Cidade”, que distinguiu as personalidades do planalto central que mais se destacaram em diversas áreas, informou, ontem, a Angop.

O cantor Jorge Sanjai venceu nas categorias de Música e Voz Masculina do Ano, enquanto Rijo Master se destacou como melhor Música Revelação e Hip-Hop do Ano. Entre os vencedores, há a destacar também o Grupo Relíquias, que conquistou o prémio Voz Feminina do Ano, as Anjinhas da Sé, com a Canção Gospel, e Chico Pobre, como a Figura Mais Popular.
Entre os vencedores do concurso, que distinguiu um total de 26 categorias, subdivididas em oito sectores: Música, Cultura, Cinema e Artes, Desporto, Jornalismo, Educação, Popularidade e Empresa, constam ainda Zidério Manuel Ngola e Elizabeth Fernando, como o me- lhor actor e a actriz do ano, respectivamente.
O prémio de Melhor Grupo de Teatro foi para o colectivo Renascer, enquanto os Poetas das Indumentárias venceram a categoria de Poesia.
Alexandre Rodrigues foi o melhor fotógrafo, João Pintar de Salva, o treinador do ano, e Augusto Sachilemo, o jogador do ano. Augusto Roque Sapengo venceu na categoria de Escritor do Ano, enquanto Pedro Hospital foi o melhor artista plástico. A gala distingui ainda Ferreira Vasco, como professor do ano, Keicy Cerus melhor modelo masculino e os The Dance, melhor grupo de dança.
Além da distinção, que contou com a participação de 78 candidatos, cujo critério de selecção dos vencedores baseou-se numa votação pública, tendo em conta a criatividade, personalidade, responsabilidade e vontade de contribuir para o desenvolvimento da província, foram homenageados Manuel Sapaio do Amaral (pelo contributo no domínio da educação ), Rosa Pereira (pela cultura), Jorge Sanjei e Edna Mateia (na música) e o projecto Camela Amós.
O músico Jorge Sanjai, Cecy Tchavala, os grupos de dança 4P, Dadinha Augusto, Duda e Edy Pessela tiveram, na gala, outro momento importante, que distinguiu as figuras mais destacadas nas respectivas áreas de actividade.