Cultura

Rapper brasileiro produz tema sobre Angola

O rapper brasileiro “Gabriel - O Pensador” prometeu, no Namibe, produzir uma música que retrate as belezas paisagísticas de Angola, a alegria do povo e as boas ondas para a prática de surf, com a intenção de atrair mais visitantes para o país, do qual diz “ter muito carinho e uma histórica ligação forte.”

O músico, que desta vez veio a Angola por vontade própria e na companhia de amigos surfistas, permaneceu cinco dias na vila piscatória do Tômbwa, onde, para além de praticar surf nas boas ondas que as praias locais proporcionam nesta altura do ano, visitou vários pontos turísticos, com realce para a Lagoa do Arco, o Deserto do Namibe, a planta rara Welwitschia Mirabílis e a Baía dos Flamingos, interagindo com as autoridades e a população local.
“O mar, as belezas ímpares que encontramos, as crianças, os pescadores nos levam a viajar. Acredito que daqui sairá uma música não dedicada propriamente ao Tômbwa, mas a Angola que é um país que carrego todos os dias comigo”, disse. Revelou ter uma tatuagem da estátua do Pensador no ombro direito, “que me faz viver Angola todos os dias.”
“Desde a primeira vez que vim, Angola me marcou bastante pela força do povo, alegria, mesmo com muitos problemas. Eu vim ainda no fim total da guerra, altura de muita violência, e agora já é diferente. Mas, mesmo naquela altura, o povo tinha um jeito peculiar de lidar com as dificuldades, pensar positivo, ajudar um ao outro. É algo que temos orgulho por termos sangue angolano.”
A criação de um núcleo de surfistas na vila piscatória do Tômbwa, bem como contactos com jovens músicos do estilo rap do município preencheram a agenda do músico brasileiro que promete regressar a Angola no próximo ano com mais amigos surfistas, para aproveitar mais vezes as ondas altas das baías do Tômbwa para a prática do surf.
O administrador do Tômbwa, Alexandre Niuca, acredita que a escolha da vila que dirige pelo músico “Gabriel - O Pensador”, para a prática de surf, vai permitir divulgar a imagem, as potencialidades locais e tudo aquilo que o município oferece.
“O Gabriel prometeu projectar a imagem do município. A presença dele aqui vai cativar outras figuras não só da música, do desporto, mais de outras áreas a escalarem o país, valorizando assim a nossa cultura, turismo e o modo de vida.”
Esta é quinta visita de músico a Angola, sendo que as quatro primeiras foram todas por contratos musicais. “Gabriel - O Pensador” volta a Angola no próximo ano na companhia de amigos, não para cantar mas sim para, mais uma vez, desfrutar das ondas das praias do Tômbwa para a prática de surf .