Cultura

Sabino Henda relança carreira com novos projectos musicais

À procura de novos desafios, com vista a dar outra dinâmica à carreira artística, é o objectivo do cantor Sabino Henda, que está a trabalhar com o produtor e cantor Heavy C nos temas promocionais do próximo disco, que deve chegar ao mercado no último trimestre deste ano.

Em declarações ao Jornal de Angola, o autor do sucesso “Embrião”, tema vencedor do Top dos Mais Queridos 2004, organizado pela Rádio Nacional de Angola (RNA), disse que este ano vai ser mais intenso e produtivo em termos musicais.

Dez anos depois de ter colocado no mercado o segundo disco, intitulado “De lá pra cá”, Sabino Henda tem feito “uma travessia no deserto”, não por vontade própria, mas pela crise financeira que o país atravessa.
O músico garantiu que este ano vai explorar melhor o potencial artístico para voltar a reconquistar o espaço que já granjeou no mercado musical.
Sem avançar datas, Sabino Henda apontou o mês de Março como a data provável para colocar no mercado dois temas promocionais de semba e semba zouk, tendo adiantado que se tudo correr com perfeição vai apresentar dois discos no último trimestre do ano ou no primeiro trimestre de 2020, sendo um baseado no folclore angola-no e o outro num estilo mais convencional, com canções que abordam o quotidiano dos angolanos.
Embora não tenha sido do conhecimento da maioria dos admiradores, o cantor recebeu no ano passado vá-rios convites para actuar em actividades públicas e privadas. Ele afirma ser necessário apostar no resgate dos costumes que a sociedade angolana está a perder, razão pela qual tem desenvolvido desde o ano passado, em Luanda, os projectos culturais “Roda do Semba” e “Encontro dos Cotas”.
Esses projectos experimentais, assegurou, vão ganhar sustentabilidade este ano, o que permite reconhecer o contributo prestado por figuras que deram o melhor de si para a preservação da cultura nacional. “Tenho estado a trabalhar na descoberta de talentos na música, nos variados ramos das Forças Armadas Angolanas. São jovens com potencial e que precisam de ser incentivados a dar continuidade aos sonhos”, declarou.
Sabino Henda conquistou 18 prémios desde o início da carreira musical em 1980, aos nove anos, no Bié. Tem no mercado discográfico os álbuns “Poeira Velha” e “De lá pra cá”. Entre os vários sucessos destacam-se os temas “Mulher”, “Reflexão”, “Embrião”, “Ser feliz”, “Erupção”, “Tá ler jornal”, “Carlito”, “Poeira Velha” e “Tchissola”.