Desporto

Angolano Show está confirmado no Belenenses

Destaque das últimas duas edições do Girabola, ao serviço do 1º de Agosto, tetra-campeão angolano de futebol, Manuel Cafumana “Show”, médio defensivo recém-transferido para o Lille de França, vai jogar no Belenenses SAD da Liga NOS de Portugal.

O jogador, que assinou contrato até 2024, foi emprestado ao clube português para ganhar traquejo competitivo, à semelhança do que aconteceu ao defesa moçambicano Renildo Mandava, 25 anos, chamado de volta, depois de uma época ao serviço dos azuis de Belém.
Aos 20 anos, Show procura conquistar espaço no futebol europeu. A correcção táctica e a capacidade de remate à entrada da área são atributos que distinguem o jogador, uma das referências do meio campo da Selecção Nacional de Honras, ao lado de Herenilson do Petro de Luanda.
De Portugal chegou ontem a confirmação da cedência do atleta ao Belenenses SAD, estrutura profissional que se separou do histórico Clube de Futebol “Os Belenenses”, por divergências. Com a confirmação do empréstimo, Show fica à disposição de Jorge Manuel Rebelo Fernandes “Silas”, na preparação do jogo frente ao Sport Lisboa e Benfica, às 19h00 de sábado.
À espera de efectivação está a saída de Gelson Dala, por empréstimo, do Sporting Clube de Portugal para o Royal Antwerp da Bélgica. O avançado treinou na última semana na Academia de Alcochete, sob a liderança do holandês Marcel Kaizer.
O atraso na integração dos trabalhos de início de época, por força da presença na Taça de África das Nações, no Egipto, é apontado em Portugal como a causa de fundo do novo em-préstimo do avançado angolano, um dos principais activos dos Palancas Negras.
Mateus Galiano, capitão da equipa nacional, esteve em destaque domingo na vitória (2-1) do Boavista, sobre o Aves, na abertura da Liga Portuguesa. Wilson Eduardo marcou um dos melhores golos da jornada, no triunfo (3-1) diante do Mo-reirense, ao passo que Bruno Gaspar ficou de fora dos convocados, no empate (1-1) do Sporting, no reduto.

Honorato Silva