Desporto

Ausências marcam início dos trabalhos da Selecção

Quatro ausências marcaram, ontem, a primeira sessão de treinos da Selecção Nacional de basquetebol em seniores feminino, no Pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, tendo em vista o torneio de pré-qualificação, a decorrer de 14 a 17 do mês em curso, em Maputo, Moçambique, selectivo ao Torneio Pré-Olímpico de Fevereiro de 2020.

Trata-se de Finesa Eusébio, Elizabeth Mateus, Juda Quindanda e Avelina Peso, todas do 1º de Agosto. A chegada tardia da convocatória à direcção militar terá contribuído para a ausência das jogadoras, como apurou o Jornal de Angola de fonte próxima da equipa técnica, liderada por Apolinário Paquete.
Ontem, o técnico trabalhou com as oito jogadoras do Interclube, nomeadamente, Italle Lucas, Regina Pequeno, Rosemira Daniel, Felizarda Jorge Ventura, Eduarda Gabriel, Jéssica Málaga, Joana António e Angelina Golombe. Para a sessão de hoje, o seleccionador nacional conta já com as 12 atletas. O treino começa às 11h00.
Apesar do tempo correr a desfavor da selecção, o treinador vai trabalhar em sessão única, até ao dia do embarque, que, em princípio, acontece na quarta-feira, segundo o próprio. Amanhã, as bi-campeãs africanas voltam a trabalhar no Pavilhão 28 de Fevereiro, em sessão única.
Angola está inserida no Grupo “B”, ao lado do Senegal, vice-campeã africana, e Mali, ao passo que a Nigéria, a campeã, faz parte do Grupo “A”, com Moçambique e República Democrática do Congo.
Os vencedores das meias-finais apuram-se automaticamente para o Torneio Pré-Olímpico, prova selectiva aos Jogos de Tóquio, Japão, em 2020.