Desporto / Basquetebol

Selecção inicia a preparação

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol concentra-se, hoje às 10h30, no Pavilhão Arena do Kilamba, para o início dos trabalhos de preparação, visando a disputa da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, cujo país organizador é ainda desconhecido, embora o portal da FIBA na Internet indica Angola como anfitriã.

Antes, a equipa orientada pelo técnico Manuel Silva “Gi”, ainda incompleta, reúne com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçado pelo presidente Hélder Martins da Cruz.
O Jornal de Angola sabe que o encontro desta manhã serve para falar sobre os objectivos do combinado nacional na prova, que passam pela conquista da mesma, sobretudo por ser a última antes da introdução de novos moldes de disputa aprovados pela Fiba.
 O código de conduta e ética, as ajudas de custos, e a atribuição de prémios na eventualidade de conquista do título, são alguns dos vários assuntos a serem abordados pelas distintas partes.Após a reunião, a partir das 11h15, Manuel Silva “Gi”, coadjuvado por Benjamin Ucuahamba “Avô” e Miguel Lutonda, todos antigos internacionais angolanos, assistem a sessões de vídeos dos jogos realizados no último Afrobasket, na Tunísia.
Gi disse ao Jornal de Angola ser do interesse da equipa técnica “ver onde falhamos e porque falhamos”. “Temos de começar por corrigir o que esteve mal, e continuar a melhorar as coisas boas. Pensamos ser essa a melhor forma de darmos início aos trabalhos”.Terminada a sessão de vídeo, os jogadores fazem trabalho de activação física.  Lançamentos, aprimoramento da técnica individual, trabalho transitório acompanhado, constam da lista de prioridades de Gi para esta semana. A próxima semana, sob cuidados do preparador Pedro Santos, o “cinco” nacional incide parte do treino na preparação física.
Os postes Valdelício Joaquim “Vander” e Yannick Moreira estarão ausentes, de forma justificada, por se encontrarem no estrangeiro a tratar de assuntos pessoais. De 29 de Julho a 5 de Agosto, Angola disputa diante das similares da Nova Zelândia, Lituânia e China, um torneio quadrangular, naquele país asiático. O embarque para as terras de Yao Ming, estrela chinesa que jogou de 2003 a 2011, na equipa norte-americana dos Houston Rockets, da NBA, a maior Liga de basquetebol do Mundo, está previsto para o dia 26 do referido mês.
Para esta empreitada foram chamados os seguintes jogadores: Armando Costa, Gerson Domingos, Milton Barros e Hermenegildo Santos (bases), Roberto Fortes, Pedro Bastos, Carlos Morais, Leandro Conceição, Gerson Gonçalves, Edson Ndoniema, Olímpio Cipriano, Alexandre Jungo, Leonel Paulo e Valdir Manuel (extremos), Sílvio Sousa, Bruno Fernando e Reggie Moore (extremo-poste), e os postes Felizardo Ambrósio, Valdelício Joaquim, Yannick Moreira, Teotónio Dó e Eduardo Mingas.