Desporto

Equipa nacional começa a preparação para Tóquio

Os atletas da Selecção Nacional de atletismo para pessoas com deficiência, em ambos os sexos, começam a preparar nesta quinta-feira, em Luanda, a participação na XVI edição dos Jogos Paralímpicos, de 25 de Agosto a 6 de Setembro, na cidade de Tóquio, Japão.

Nesta sessão de treino de duas horas, o corpo técnico vai avaliar a capacidade física, resistência, força e a velocidade dos corredores.

Os corredores, que se concentram quarta-feira à noite na Casa de Passagem do Comité Paralímpico Angolano (CPA), no Sequele, município de Cacuaco, são aguardados hoje no final da tarde.
Antes, dos Jogos de Tóquio, os corredores nacionais disputam de 26 a 28 de Março o “Circuito Brasil Loterias Caixa, na cidade de São Paulo, onde vão procurar os mínimos das marcas para a qualificação no evento a ser disputado no país do Sol Nascente.
Para São Paulo, a missão do Comité Paralímpico Angolano (CPA) tem a viagem prevista para 20 de Março, com uma delegação 15 elementos, entre atletas, oficiais e um chefe da comitiva.
De 23 a 25 de Março, estão reservados para a realização da classificação médica desportiva dos velocistas participantes no circuito.
O seleccionador nacional, José Manuel “Zeman”, convocou os corredores José Chamoleia, Esperança Gicasso, Emelóide Adelino, Juliana Moko, Regina Dumbo, , Rita Lucunde, Oliveira André, Manuel Jaime e Bifilia Buyo. Integram também os guias dos atletas Márcio Neto, Abel Narciso, Ngoy Pierrot, Eduardo Troz Chimboto, José Hipapa e Nicolau Palanca.
Além de “Zeman” Manuel, vai trabalhar com os técnicos Domingos Sapalo, do Huambo, Constância Vieira Dias Tomás (fisioterapeuta) e Donana Sambelela (auxiliar).