Desporto

Equipa feminina de basquetebol testa aptidões frente ao Petro

A Selecção Nacional  feminina de basquetebol de Sub-17 defronta hoje às  9h00, no pavilhão anexo II da Cidadela, a equipa de sub-14 do Petro de Luanda, no quadro da preparação do Campeonato do Mundo da categoria, prova  que vai disputar-se em Minsk, Bielorrússia, de 21 a 29 de Julho próximo.

Este, vai ser o primeiro dos três jogos de controlo, marcados para esta semana. O agendamento das partidas surge na sequência do cancelamento do estágio pré-competitivo, em Portugal, depois de descartada a participação dos dois torneios internacionais na Rússia, por falta de verba.
A participação da selecção no Campeonato Nacional sénior feminino,  com início previsto para o próximo dia 22 do corrente, foi descartada pelo director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, contra às expectativas da equipa técnica liderada por Elisa Pires.
O segundo jogo, acontece amanhã às 15h00, com a formação sub-17 do Vila Clotilde, antes do desafio de sábado às 9h00, no mesmo recinto, com a Selecção Nacional de basquetebol feminina de Sub-18.
A equipa esteve a ganhar rodagem competitiva no Campeonato Provincial sénior feminino de Luanda, em que se despediu com derrota, por 22-85, diante do 1º de Agosto A. Em 15 partidas, o combinado nacional obteve igual número de derrotas, mas deixou patente a melhoria de aspectos técnicos e tácticos, segundo Elisa Pires.
“As meninas não estiveram tão bem na recta final do provincial, mas deixaram bons indicativos, é importante realçar isso. Temos em agenda jogos com equipas masculinas e pretendemos simular uma espécie de torneio, uma vez que vamos ter outros adversários”, anteviu.
O combinado nacional vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo de Sub-17, inserido no Grupo D, juntamente com as similares da Austrália, actual campeã mundial, Letónia e Canadá, respectivamente. Angola defronta na estreia, no dia 21 de Julho, a similar da Austrália, actual campeã mundial.