Desporto

FIBA confirma datas de disputa dos torneios

Os torneios masculinos de qualificação para os Jogos de Tóquio em “ banho-maria” faz tempo e, após acaloradas discussões entre a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e o Comité Olímpico Internacional (COI), estão oficialmente remarcados para o período de 29 de Junho a 4 de Julho de 2021, respectivamente.

Os quatro torneios de qualificação olímpica da FIBA serão disputados no Canadá, Croácia, Lituânia e Sérvia. A República de Angola disputa a qualificação na cidade de Kaunas, Lituânia, no grupo “B” conjuntamente com a Eslovénia e Polónia, respectivamente. Kaunas também será cenário do grupo “A”, que é integrado pela Lituânia, Coreia do Sul e Venezuela.

Na cidade de Victoria (Canadá), seis selecções disputam a qualificação repartidas em dois grupos. Grécia, China e Canadá formam a série “A”, enquanto na “B” estão Uruguai, República Checa e Turquia.

Em Split, Croácia, jogam Alemanha, Rússia, México (A), Tunísia, Croácia e Brasil (B); enquanto em Belgrado, Sérvia, exibir-se-ão os anfitriões, Nova Zelândia, República Dominicana (A), Senegal, Itália e Porto Rico (B).

No total, 24 selecções nacionais masculinas vão competir nos quatro torneios de qualificação de seis equipas cada, com sete já qualificadas directamente, juntamente com o Japão na qualidade de anfitrião.

A FIBA esteve envolvida num processo de consulta com o COI sobre os quatro torneios, nos quais foram considerados a carga de trabalho dos jogadores, a preparação das equipas nacionais e os calendários das ligas nacionais.

O COI, note-se, aprovou excepcionalmente essas datas devido a estes factores, e também às circunstâncias extraordinárias que ocorreram com o reagendamento dos Jogos de Tóquio.

Face ao acordo selado entre as instituições, o presidente da FIBA, Hamane Niang, e o secretário-geral, Andreas Zagklis, expressaram os agradecimentos ao presidente Thomas Bach e ao Conselho Executivo do COI.

O sorteio dos torneios de qualificação olímpica foi confirmado durante uma cerimónia na Casa de Basquetebol Patrick Baumann, sede da FIBA. Os vencedores dos quatro torneios qualificam-se para Tóquio.

Em termos de quotas e representatividade continental teremos o Japão(anfitrião), quatro selecções apuradas nos torneios de qualificação, duas vagas para a América e Europa, uma para África, Ásia e Oceânia, perfazendo doze, cujo sorteio da competição para os torneios será actualizado de acordo com as orientações do Comité de Competições da FIBA.

A Nigéria (África), Espanha e França (Europa), Argentina e Estados Unidos (América), Irão e Japão, na qualidade de país organizador (Ásia), e Austrália (Oceânia) são as selecções directamente qualificadas para o torneio de basquetebol sénior masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Estes países asseguraram o apuramento directo mediante critérios estabelecidos previamente pela Federação Internacional de Basquetebol Associado (FIBA). Ou seja, os dois melhores classificados da Europa e América, e os primeiros de África, Oceânia e Ásia estão confirmados nos Jogos. A estas selecções juntam-se quatro, saídas dos Torneios Pré-Olímpicos.

No torneio feminino, o quadro das equipas nacionais participantes está completo, com as doze selecções a aguardar a tiragem do sorteio - dois grupos de seis -, a saber; Japão (país anfitrião), Estados Unidos da América, Austrália, França, Porto Rico, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Sérvia, Espanha e Nigéria.