Desporto / Futebol

Selecção de futsal defronta a Zâmbia

A Selecção Nacional de Sub-18 de Futsal joga hoje, às 16 horas, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, com a congénere da Zâmbia, em desafio referente à primeira “mão” da eliminatória de apuramento para a fase final da 3.ª edição dos Jogos da Juventude, a ter lugar de 8 a 16 de Outubro, em Buenos Aires, capital da Argentina.

O desafio está a ser aguardado com bastante expectativa pelos amantes, técnicos e dirigentes da modalidade na capital, bem como noutras cidades do país.
Apesar de alguns contratempos durante a preparação do “cinco” nacional em Luanda, os pupilos de Rui Sampaio assumem teoricamente o favoritismo, porque jogam diante do seu público e num recinto que conhecem bem. Os jogadores angolanos, que efectuam a primeira internacionalização, estão naturalmente ansiosos e querem triunfar sobre os adversários. Mas esta ansiedade do grupo é normal neste escalão. O técnico Rui Sampaio disse na quarta-feira que está sem informações sobre os adversários, mas promete alinhar um conjunto forte para vencer no pavilhão da Cidadela. “Temos uma boa equipa para disputar um bom jogo e qualificar-se para a segunda eliminatória da zona africana”, destacou ontem ao Jornal de Angola Rui Sampaio, bastante optimista no final do derradeiro treino.
A Selecção Nacional, que mede forças com um adversário desconhecido, tem de  acautelar-se para não ser surpreendida e evitar dissabores para o jogo da segunda “mão”, agendado entre os dias 26 e 28 deste mês, em Lusaka.
A selecção da Zâmbia, que reconhece hoje à tarde o recinto de jogo, é orientada por um treinador italiano e está em Luanda, com o objectivo de dificultar os angolanos, diante do seu público.
Os zambianos também almejam chegar à segunda eliminatória da competição, onde já está a selecção de Moçambique, que beneficiou da desistência da Etiópia.
A equipa nacional, se vencer esta preliminar, defronta na próxima fase a selecção do Marrocos no final do mês de Fevereiro, para a primeira “mão”.