Desporto

“Maratona aquática” é disputada amanhã

A primeira edição da prova de natação denominada “Maratona Aquática, Huambo a Nadar”, disputa-se amanhã, a partir das 9h00, nos arredores da barragem do Rio Cuando, no Planalto Central, com a participação de dez nadadores.

A competição, com travessia na praia fluvial da albufeira do Cuando, é disputada por atletas dos 15 aos 40 anos, numa distância de 500 metros. De acordo com a organização, os nadadores beneficiaram de seis sessões de treinos durante seis dias, no mês passado, de modo a melhorar a performance. 

Em declarações ao Jornal de Angola, o coordenador do núcleo de natação do Planalto Central e responsável pela organização, Cláudio Yofima, disse que o número reduzido de atletas na maratona está ligado à pouca divulgação da modalidade na província.
No âmbito da massificação, a organização agendou para este domingo, à mesma hora, na piscina de 25 metros do Complexo Paraíso da Chiva, o “Festival Infantil”, em ambos os sexos, com a participação de alunos das escolas de natação, bem como outros a título individual.
“A prática de exercício físico é importante. A natação proporciona muitos benefícios para a saúde e trabalha o corpo todo. Com a realização da primeira edição da maratona e do festival infantil, acredito que vai motivar futuramente a população a praticar regularmente a natação”, prevê Yofima.
O festival é disputado por 32 nadadores, sendo 26 masculinos e seis femininos, dos 8 aos 13 anos. Sob o lema “Natação Kandengues”, os objectivos são: dinamizar e dar maior visibilidade à modalidade, criar hábitos saudáveis, descobrir novos talentos e aumentar o número de praticantes.
A competição é organizada pelo Clube Recreativo Claubarto Yofina de Natação do Huambo, em parceria com a Federação Angolana da modalidade (FAN).