Desporto / Outros Desportos

Pavilhão da Cidadela acolhe Taça de Angola

Duzentos ginastas nacionais e dez estrangeiros, em ambos sexos, disputam nas especialidades de rítmica, tumbling, artística e aeróbica, a nona edição da Taça de Angola, de 22 a 25 de Novembro, no Pavilhão Principal da Cidadela.

Sob a égide da Federação Angolana da modalidade (FAG), a prova abrange atletas das distintas categorias.
O Jornal de Angola apurou junto do presidente da FAG, Auxílio Jacob, que além da Taça de Angola, no mesmo período os ginastas competem para a segunda e terceira edição da Taça Elite “Unitel”, provas qualificativas para a segunda maior competição do calendário da federação.
“Contámos com dois atletas da África do Sul, Portugal, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde. Convidámos também os presidentes das respectivas federações e vamos analisar a inclusão da ginástica nos Jogos da CPLP. Não há razões de impedimento. Segundo o regulamento, se quatro países praticam de forma regular, a modalidade pode ser enquadrada nos Jogos. Queremos propor a inclusão no Conselho de Ministros”, explicou o dirigente federativo.
As equipas da  Lunda-Sul, Namibe, Benguela, Huíla, Bié, Huambo, Luanda e Cuanza-Norte já confirmaram a participação. Todas as delegações ficam hospedadas no Complexo do Futungo II. A formação do Jackson Garcia é detentora do título.
Ainda em Novembro, três Selecções Nacionais projectam a presença nos Jogos da Região 5, na África do Sul, da SADC, no Botswana, e no Torneio Internacional de Sangalhos, em Portugal.