Desporto

Selecção Nacional e Nigéria terminam sem derrotas

A Selecção Nacional de Futebol para Amputados terminou invicta, ao empatar hoje, a duas bolas diante da Nigéria, a disputa da primeira fase da quinta edição do Campeonato Africano das Nações, cuja prova decorre na cidade de Benguela, até sexta-feira. O combinado angolano terminou na primeira posição, com 11 pontos, os mesmos da equipa adversária.

Em jogo disputado no Estádio São Filipe, os golos de Angola foram marcados por João Chiquete e Laurindo Lukamba, enquanto que pelo nigerianos inscreveram os nomes Chinemeremu Augustine Ugwu e Grema Mohamed Umaru.
Apesar do resultado, os campeões do mundo dominaram o jogo referente à quinta e última jornada do campeonato. Os quatro golos do desafio foram apontados na etapa complementar depois de ambas terem desperdiçado várias oportunidades na primeira metade do desafio, com realce para a Selecção Nacional.
Na etapa inicial, os angolanos foram bastante perdulários diante de um conjunto nigeriano que apostava constantemente nos contra-ataques rápidos para os surpreender.
Com o empate, Angola defronta amanhã, às 16h00, a Libéria, no Estádio São Filipe, em jogo referente para as meias-finais.
No desafio da primeira fase, o combinado angolano, vice-campeão africano, goleou os campeões em título, por 5-0.
No primeiro jogo das meias-finais, no mesmo recinto, a Nigéria mede forças com a estreante Tanzânia, equipa sensação da prova.
Na sequência da ronda, a Tanzânia goleou os Camarões, por 7-0, com realce para o avançado Alfan Athuman Kiyanga que apontou um “póquer” (quatro golos) na partida, marcada pelo domínio dos vencedores.
Os restantes golos foram apontados por Salim Rashid Bakari, Frank Cassian Ngairo e Salehe Yusuph Mwipi.
Durante o desafio, a Tanzânia aproveitou sem sobressaltos a quebra física do adversário, para construir ainda na primeira metade da partida a goleada.
Com este triunfo, os camaroneses, que se estreiam na competição ocuparam a sexta e última posição da tabela classificativa da primeira fase sem pontos.
Para as classificativas do quinto e sexto lugares, os Camarões enfrentam amanhã, às 9h00, a Serra Leoa, no São Filipe.
Na abertura da quinta jornada, no período da manhã, a Serra Leoa empatou a uma bola com a Libéria. Kanu Gbassay na marcação de um penaltie abriu o marcador para os serra-leoneses, mas Joe Matthew, restabeleceu a igualdade na etapa complementar para os liberianos.
Este desafio foi marcado pelo equilíbrio durante o tempo regulamentar.
Com este resultado, a Libéria, tricampeã africana qualificou-se para as meias-finais.