Desporto

Sócios do Progresso contra Comissão Eleitoral criada

Um grupo de sócios do Progresso Associação Sambizanga (PAS) manifesta-se, amplamente, contra a Comissão Eleitoral indicada pelo presidente cessante da Mesa da Assembleia-Geral do clube, Mário Palhares.

Em consequência disso, em nota dirigida à redacção do Jornal de Angola, a comissão dos sócios, encabeçada por Américo José António, revela as várias irregularidades praticadas presumivelmente pela aludida direcção.

Os sócios sambilas pensam “ser uma clara violação da lei 6/14 e dos Estatutos do PAS nos termos do artigo 16º a 17º, sendo que, dada a complexidade detectada na gestão do clube, não é recomendável a realização de uma única Assembleia para, em simultâneo, se proceder à prestação de contas e eleger a Comissão Eleitoral”.

Na óptica dos sócios, a Comissão Eleitoral, presidida por Cândido Fortunato e que tem como vice-presidente Vicente Neto e como secretário Joaquim Júnior, respectivamente, deveria ser eleita em Assembleia, ainda que extraordinária.

“E é ela que elabora o calendário eleitoral, recebe as listas de candidatos e dirige o pleito eleitoral”, lê-se na nota a que o JA teve acesso.

Nesse sentido, como realça ainda a nota, “os pontos acima mencionados foram tragicamente atropelados pelos comunicados 2 e 3/AG-PAS/2020, do dia 28 de Agosto do ano em curso”, assinado pelo doutor Mário Palhares.

Por isso, neste e demais termos de facto e de direito, munidos da condição de sócios nos termos do nº 3 do artigo 17º, informaram ao digníssimo director do Gabinete Acção Social Cultura e Desportos de Luanda e solicitam a reposição da legalidade sobre os aspectos acima mencionados junto da Assembleia-Geral.

A comissão dos sócios sambilas entende, ainda, que à luz das competências conferidas pelo artigo 15º dos Estatutos do PAS, deve-se convocar uma Assembleia-Geral extraordinária para dirimir os pontos acima apresentados.

A Comissão Eleitoral foi apresentada ontem à Assembleia-Geral,enquanto a entrega das listas está marcada para o dia 1 de Novembro, no dia seguinte a abertura das mesmas, no dia 3 do mesmo mês, está previsto a divulgação e conformidade dos candidatos, início de campanha e às eleições acontecem no dia 14 de Novembro, às 10h00, no Pavilhão do Complexo do PAS.