Desporto

Viana faz disputar São Silvestre local

O município de Viana acolhe, a partir deste ano, uma prova de Atletismo, denominada São Silvestre de Viana, cuja primeira edição sai às ruas no dia 21 deste mês.

A prova pedestre é organizada pela Direcção de Tempos Livres, Juventude e Desportos da Administração de Viana, com o apoio financeiro e material de empresas locais, para saudar o aniversário do município, que se assinala a 13 de Dezembro.
A corrida é aberta a federados e populares, incluindo paralímpicos, e tem carácter competitivo e lúdico.
A prova de competição tem percurso de 10 quilómetros e destina-se a atletas federados e não federados e paralímpicos com deficiência visual T11 e amputados T45. A corrida recreativa é aberta às famílias numa distância de cinco quilómetros.
A primeira edição tem o lema “Viana a crescer com o desporto”, e o tiro de largada acontece na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, um dos patrocinadores, e termina na Administração Municipal.
Em conferência de imprensa, realizada na segunda-feira,o director para os Tempos Livres, Juventude e Desportos, Manuel Rodrigues, informou que é “o pontapé de saída de um projecto que vai integrar outras modalidades nos próximos anos”.
O director municipal adiantou que o projecto visa massificar e fortalecer o desporto no município, dando ênfase à ocupação dos tempos livres da juventude.
A Associação Provincial de Luanda de Atletismo (APAL) vai dar apoio técnico, cedendo cronometristas e juízes para dar credibilidade à prova.
O director técnico da prova, Santana João, assegurou que estão criadas as condições para a realização do evento.
Na ocasião, o director de Marketing e Comunicação da Sociedade de Desenvolvimento da ZEE Luanda-Bengo disse que a empresa está satisfeita por participar, de forma directa, na corrida pedestre, e garante todo o apoio necessário para o êxito da primeira edição.