Economia

Kwanza avançou quase 5 por cento

O kwanza avançou ontem em níveis próximos dos 5,00 por cento sobre o euro e dólar no mercado primário de transacções entre o BNA e os bancos comerciais, no seguimento de um processo de apreciação da moeda angolana verificado desde segunda-feira, sob o efeito da liberalização do câmbio anunciada a 23 de Outubro.


O curso da moeda nacional apreciou-se 4,91 por cento diante do euro e 4,50 face ao dólar, caindo para 521,061 e 468,21 kwanzas, de acordo com números ontem obtidos pelo Jornal de Angola junto do Banco Nacional de Angola.
Uma fonte do banco central declarou que a escalada do kwanza pode ser tendencial, à luz de avaliações que apontam para que os bancos tenham chegado ao “limite de tolerância” na apresentação para as propostas das taxas de câmbio nos leilões de divisas do mercado primário, realizados numa base diária.
“Temos estado a observar os bancos a proporem taxas abaixo da taxa de referência do mercado”, afirmou a fonte, considerando a probabilidade de os bancos terem verificado que chegaram ao seu limite e, talvez, “o kwanza devesse fazer o percurso inverso”.
Uma das questões colocadas pelos bancos comerciais, aponta, está relacionada com uma provável ausência de mercado para as divisas, caso a taxa de câmbio permanecer em níveis muito altos.