Economia

Primeira transacção online é em Janeiro

O Banco Nacional de Angola (BNA) efectua, em Janeiro, a primeira transacção online de comércio electrónico, com recurso ao cartão de débito Multicaixa, revelou ontem, em Luanda, o administrador da instituição.

Ao falar na abertura do 8º Fórum de Economia e Finanças, Pedro Castro e Silva não forneceu mais detalhes sobre a transacção, mas informou que as operações financeiras por meio do Multicaixa Express (cartão electrónico associado ao telemóvel) crescem a um ritmo significativo, tendo sido registado, este ano, quatro milhões de operações, mais 3,5 milhões que no ano anterior.

O responsável bancário considerou que a inclusão financeira, por via da transformação digital, é um instrumento fundamental para o desenvolvimento económico do país.
Ao discorrer sobre as diversas questões da transformação digital na banca, o administrador anunciou que, com vista a contribuir para a elevação da taxa de inclusão financeira no país, onde a bancarização atinge 29 por cento da população, o BNA está a trabalhar com o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, o Instituto Angolano das Comunicações (Inacom) e os bancos comerciais para que, a curto prazo, estejam criadas as condições para a implementação de um sistema de transferência financeira móvel e instantânea.
Promovido pela Associação Angolana de Bancos (Abanc), o 7º Fórum de Economia e Finanças enquadra-se nas acções para comemorar o 21º aniversário da organização. O evento, que decorreu nas instalações do Museu da Moeda, abordou diversos temas, com destaque para “Como dinamizar a disrupção digital ao serviço da banca” e “Disrupção digital na banca angolana – presente e futuro”.