Desporto

1º de Agosto e Progresso acordam adiamento da estreia no Girabola

O jogo de estreia do 1º de Agosto, tetracampeão nacional, diante do Progresso Sambizanga, referente ao Girabola´2019/20, agendado inicialmente para domingo, foi remarcado para 27 do corrente.

O adiamento foi solicitado pelos militares, tendo em vista o desafio com o Kikosi Magendo da Tanzânia, referente à segunda “mão” da penúltima preliminar de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos em futebol, a realizar-se no próximo dia 24, no Estádio Nacional 11 de Novembro.
Depois da vitória no reduto adversário, por 2-0, com golos de Ary Papel e Lionel Yombi, a direcção da formação militar escreveu à Federação Angolana de Futebol (FAF) e ao Progresso Sambizanga a pedir a alteração da data do jogo, com o objectivo de preparar da melhor forma os últimos 90 minutos da eliminatória.
Em declarações ao Jornal de Angola, Ivo Traça, treinador-adjunto do 1º de Agosto, agradeceu a compreensão de ambas as partes, sublinhando que o campeão angolano está apostado em garantir presença na fase de grupos da competição.
“Com o adiamento do jogo diante do Progresso, teremos tempo suficiente para prepararmos a partida frente ao Kikosi Magendo.
A nossa maior ambição passa pelo apuramento para a fase de grupos, daí a razão de termos solicitado alteração da data.
Aproveito a ocasião para agradecer o entendimento da FAF e do Progresso”, acentuou o técnico-adjunto de Dragan Jovic.
Progresso generoso
Por banda da formação sambila, o técnico Kito Ribeiro disse: “estamos solidários com o 1º de Agosto. Está a representar o país nas Afrotaças. Por isso, respondemos favoravelmente a carta e aceitamos remarcar o jogo para 27 deste mês”, esclareceu.
Regressado ontem do arquipélago de Zanzibar (Tanzânia), o 1º de Agosto retoma esta manhã as sessões de treinos às 8h30, no Estádio França “Ndalu”, com o treinador Dragan Jovic a incidir a preparação na recuperação física dos jogadores, seguida de trabalho com bola. A finalizar, os integrantes da equipa realizam exercícios físicos, como alongamentos, abdominais e corridas ligeiras à volta do campo. Do plantel de 27 atletas, o bósnio trabalha com menos um, uma vez que o avançado congolês democrata, Dagó padece de uma lesão no tornozelo direito.