Economia

ZEE vai dispor de uma linha de montagem de autocarros

Uma linha de montagem de autocarros pode ser instalada, nos próximos tempos, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, em Viana, no âmbito de um interesse manifestado, quinta-feira, pelo sheik Ahmed Dalmook Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos.

O interesse do sheik Ahmed Maktoum foi manifestado ao presidente do conselho de administração da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial, António Henriques da Silva, depois de ter assinado, no último dia da sua visita a Angola, um acordo para a instalação de uma linha de montagem de cinco mil tractores por ano.

Em declarações à imprensa, no final da cerimónia de assinatura do acordo, nas instalações da ZEE, António Henriques da Silva disse que, por enquanto, não existe ainda nenhum programa para a materialização da ideia, embora tenha realçado que o sheik manifestou grande interesse em expandir as suas iniciativas empresariais no país.

De acordo com o responsável, o sheik manifestou ainda interesse em investir na construção de um ramal ferroviário, para chegar à Zona Económica Especial, a partir da actual linha férrea da empresa Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL).

António Henriques da Silva disse acreditar que a instalação da linha de montagem de autocarros e a construção de um ramal ferroviário podem vir a ser materializadas muito em breve, tendo em conta, admitiu o gestor, a velocidade verificada no processo de instalação da linha de montagem de tractores, cujos trabalhos começaram quinta-feira.