Opinião
Cartas do Leitor
Contentores de lixo
Vivo no Zango III e escrevo para o Jornal de Angola para falar sobre a inexistência de contentores de lixo no meu bairro em quantidades que satisfazem as comunidades. Essa realidade está a causar muitos transtornos na medida em que aumenta o acúmulo de lixo. Em algumas localidades há contentores, noutras não e, na verdade, essa carta não é tanto por causa da inexistência de contentores em si, mas por causa da escassez. Os moradores estão agastados por causa da distância que têm de percorrer para depositar o lixo.
Os contentores de lixo deviam estar mais próximo das casas e das comunidades, em intervalos que desencorajassem as pessoas a depositar o lixo onde bem entendessem. Os moradores andam mais de um quilómetro para deitar lixo. Os munícipes lamentam o facto de não haver contentores próximos, facto que ajudaria a todos. O número de contentores de lixo em todo o Zango não é compatível com o de moradores, um aspecto que deve ser revisto pelas autoridades.
Espero que com essa singela carta tenha contribuído para debelar uma situação que já assume contornos de um verdadeiro problema social. É verdade que as famílias devem também jogar um papel determinante na gestão dos resíduos sólidos porque, como se sabe, nem sempre o dispõem da melhor forma.
António Cordeiro |Zamba II