Opinião / Cartas dos Leitores

Cartas do Leitor

Zonas verdes Gostava que a cidade de Luanda tivesse muitas zonas verdes, em particular nos nossos municípios. Os cidadãos têm direito a um ambiente saudável e as zonas verdes proporcionam isso. Que as nossas administrações municipais se preocupem em criar espaços verdes. Penso também que os estabelecimentos escolares e hospitais públicos e privados deviam ter espaços verdes. Que os ambientalistas expliquem aos servidores públicos e aos cidadãos a importância de espaços verdes. Que se ensine também nas escolas do ensino de base matérias sobre o ambiente. A educação ambiental deve ser levada a sério. Muitos dos problemas ambientais que temos resultam do descontentamento que temos sobre cuidados a ter com o ambiente. Esmeralda Panzo |Camama

Cursos superiores

Tomei conhecimento do facto de o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, ter encerrado alguns cursos superiores no país, por as instituições que os ministravam não terem reunido os requisitos exigidos, penso que este processo de encerramento de cursos superiores que não reúnam os requisitos exigidos por lei continue, para que os alunos não sejam enganados por instituições de ensino que só prosseguem o lucro, com o risco de os estudantes, terminados os cursos, não verem os seus diplomas reconhecidos pelas entidades competentes. Que os alunos que querem frequentar cursos superiores tenham muito cuidado ao se inscreverem em instituições de ensino, devendo exigir a situação destas em termos legais. Acontece por vezes haver instituições de ensino a ministrarem cursos sem terem sido autorizados pelas entidades competentes.
É por isso importante que os estudantes se informem da situação legal da instituição de ensino superior em que querem estudar, antes de nelas se inscreverem, para evitar dispêndio de dinheiro, não podendo muitas vezes recuperá-lo. Penso que se devia penalizar todas as instituições que estivessem a enganar as pessoas, dando cursos não autorizados pelas autoridades competentes.
Alfredo da Conceição| Maianga


Crédito à produção
Estou muito satisfeita com o facto de vários bancos comerciais estarem disponíveis para concederem crédito a empresários angolanos. Há muitas empresas paralisadas e acredito que se estas tiverem dinheiro poderão contribuir imenso para a diversificação da economia. Há empresários angolanos que gostam realmente de trabalhar e estão dispostos a ajudar o país a crescer. Que os bancos comerciais sejam flexíveis no processo de concessão de crédito à produção, em particular quando se tratar de pequenas e médias empresas, que existem em elevado número no nosso país. Que o crédito à produção chegue a todas as partes do território nacional. Há potencialidades económicas em todo o território nacional e há também muitos empresários angolanos honestos e trabalhadores e em todo o país prontos para as transformar em bens necessários às populações.
Luena Afonso| Quissama