Política

Comités provinciais apoiam VI Congresso

Os comités provinciais do MPLA, reunidos de 7 a 12 do corrente mês, aprovaram por unanimidade  a proposta do Comité Central, quanto à  realização do 6º Congresso Extraordinário no dia 7 de Setembro, para debruçar-se sobre a transição política na liderança do Partido, informou ontem, em comunicado, o Secretariado do Bureau Político do MPLA.

O órgão de cúpula do MPLA realizou ontem a sua 10ª reunião ordinária, sob orientação do vice-presidente do Partido e Presidente da República, João Lourenço, apreciou o relatório de balanço sobre as consultas aos órgãos intermédios do escalão imediatamente inferiores, no quadro da decisão da última reunião extraordinária do Comité Central, de 25 de Maio.
O Secretariado reflectiu sobre os documentos, como a Convocatória formal do 6º Congresso extraordinário, a Metodologia geral de preparação e realização do conclave, o regimento e a composição da sua Comissão preparatória, assim como a proposta de composição dos órgãos internos do Congresso.
O Secretariado do Bureau Político apreciou, igualmente, a proposta de homenagem ao presidente do partido, José Eduardo dos Santos. De acordo com o comunicado, pretende-se fazer “um merecido reconhecimento pela forma abnegada e patriótica como dirigiu o país e o Partido, destacando-se o facto de ter praticado, com dignidade e distinção, feitos humanitários, de solidariedade e concórdia memoráveis, em busca da Paz definitiva que culminou com a reconciliação entre os angolanos”.
“Sob a Direcção do Camarada João Lourenço, Vice -Presidente do MPLA e Presidente da República, realizou-se hoje, dia 12 de Junho de 2018, a 10ª Reunião Ordinária do Secretariado do Bureau Político (SBP), que analisou vários assuntos relativos ao país e à vida interna do Partido”, lê-se no documento.