Política

Cônsul aborda cooperação com americanos

O cônsul geral de Angola em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América, Martinho Codo, efectuou uma visita de trabalho ao Estado de Oregon, na região dos Estados do Pacífico, a convite da governadora Kate Brown, que se inscreve no quadro da aproximação e incremento das relações de cooperação económica e comerciais entre os dois países.

De acordo com uma nota de imprensa do Consulado Geral de Angola em Los Angeles, Martinho Codo foi recebido em audiência pela governadora Kate Brown, com quem passou em revista as possíveis áreas de cooperação e de  interesse comum, sobretudo nos sectores da agricultura, educação, saúde e geminação de cidades.
Martinho Codo e Kate Brown deram ênfase à necessidade do estabelecimento de uma cooperação bilateral baseada na transferência de tecnologia e know-how, bem como investimento estrangeiro, sobretudo, nos domínios da agricultura, madeira e indústria transformadora, de acordo com as prioridades emanadas do programa do Executivo angolano, em prol da diversificação da economia nacional.
Durante a visita ao Estado americano de Oregon, o cônsul abordou igualmente com os responsáveis da cidade de Bevearton questões relacionadas com o desenvolvimento de laços económicos e comerciais entre Angola e esta região dos EUA.
As duas entidades concordaram na realização de uma missão empresarial a Angola num futuro próximo, na qual devem participar representantes do Gabinete para o Desenvolvimento Económico da governadora do Estado e empresários locais ligados aos mais variados domínios.
Neste contexto, tendo em consideração o aumento das trocas comerciais entre ambos os países, foram identificados produtos angolanos que poderão entrar no mercado americano, sobretudo, o mel do Moxico, cerveja nacional e artesanato. A visita também permitiu encontros frutíferos com empresas interessadas na importação dos referidos produtos, que se prontificaram em juntar-se na realização da futura missão empresarial. No final da visita, Martinho Codo reuniu com a comunidade angolana residente naquele Estado, estimada em cem membros, para saudação e auscultação de eventuais problemas que a mesma enfrenta, a nível jurídico-consular e outros.
O Estado de Oregon situa-se no norte da Califórnia e constitui um dos 14 Estados sob jurisdição do Consulado Geral da República de Angola em Los Angeles. Oregon é o 33.º Estado da União, com uma população de 4.093.465 habitantes. Possui uma economia dinâmica e robusta, que lhe permite ocupar um dos primeiros lugares em termos de melhoria de emprego.