Política

Fernando da Piedade no Fórum Parlamentar

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, participa, desde ontem, em Windhoek, Namíbia, na 46ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A reunião, que teve início na terça-feira e termina no dia 17, pretende, entre vários aspectos, promover uma compreensão mais profunda da cobertura universal da saúde e do seu impacto no desenvolvimento humano e social.
Segundo a Angop, o encontro aborda, igualmente, iniciativas parlamentares na região da SADC para uma execução estável e coerente dos programas de cobertura universal de saúde.
A decorrer sob o lema “O papel dos parlamentos da SADC na promoção da cobertura universal dos cuidados de saúde até 2030”, a reunião é presidida pela líder do Parlamento de Moçambique, Verónica Macamo.
Antes de partir, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, Fernando da Piedade Dias dos Santos recebeu cumprimentos de despedida da primeira-vice-presidente da Assembleia Nacional, Ana Carlota Dias, de deputados e de altos funcionários do Parlamento.
O Fórum Parlamentar da SADC foi criado em 1997, como instituição autónoma, e é composto por 15 parlamentos da região: Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, RDC, Eswatini, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.