Política

Presidente da República felicita o povo queniano

O Presidente da República felicitou ontem, por meio de uma mensagem, o povo, Governo e homologo queniano, pela celebração do 56º aniversário da Independência Nacional do Quénia.

“Neste dia de júbilo para o vosso país, gostaria de manifestar o meu apreço pelos grandes feitos dessa grande Nação, em prol do desenvolvimento, do progresso e do bem-estar do Povo queniano”, escreve o Presidente João Lourenço.
O Chefe de Estado aproveitou para “destacar os sólidos laços de amizade e cooperação que unem as nossas duas Nações, e manifestar a firme convicção de que o reforço das relações entre Angola e o Quénia é o caminho que melhor corresponde aos interesses e sentimentos dos dois povos”.
Na segunda-feira, en- quanto recebia uma mensagem do homólogo angolano, o Presidente do Quénia, Uhuru Muigai Kenyatta, manifestou, em Nairobi, o interesse do seu país em aprofundar as relações com Angola nos mais variados domínios.
O interesse foi manifestado durante uma audiência que o Chefe de Estado queniano concedeu ao Vice-Presidente de Angola, Bornito de Sousa, de quem recebeu a mensagem do homólogo angolano, João Lourenço.
Antes o embaixador de Angola no Quénia já tinha manifestado o interesse do país cooperar na área da Educação. Com um índice de desenvolvimento humano de 0,59 (mais ou menos igual ao de Angola 0,58), o Quénia tem 23 universidades públicas e igual número de privadas. A Universidade de Nairobi é a 10ª melhor de África, de acordo com ranking de Julho último.