Reportagem

Educação na Huíla assolada por défice de professores

O reduzido número de escolas,  o estado degradado em que se encontram alguns deles e o défice de professores, são as principais causas do bom andamento do sector da Educação na província  da Huíla.

Este quadro foi apresentado ao novo governador provincial, Luís Nunes, pelo  chefe de Departamento Provincial da Edução, Avelino Satende, durante a  apresentação da nova directora provincial do sector de  Paula Joaquim.
Avelino Satende disse que a província tem 1.835 escolas, correspondente a 7.439 salas de aula, das quais 3.056 são definitivas e 4.383 provisórias, acrescentando que um total  de 334.840 cidadãos,  entre  crianças, jovens e adolescentes  estão fora do sistema de ensino, devido ao reduzido número de  escolas e professores.
Segundo o responsável , o sector da Educação na Huíla controla 770.873 alunos na iniciação, ensino primário, secundário do I ciclo e do II ciclo. “ Todos os anos registamos aumento de crianças com idade escolar, pelo que fomos obrigados a improvisar escolas em todos os municípios  da província  para fazermos face a esta demanda de alunos no ensino primário”, disse Avelino Satende.
 O chefe de Departamento da Educação informou  que está em curso o Projecto de Aprendizagem Para Todos (PAT), financiado pelo Banco Mundial , que visa a melhoria  dos conhecimentos e das competências dos professores  e do pessoal  que gere as escolas.
“Estamos a  implementar  ainda, em parceria com o Gabinete Provincial  da Saúde, o projecto  “Saúde Escolar ”, consubstanciado na garantia de assistência médica e informação básica sobre saúde pública “, informou , acrescentado que  na área da alfabetização está também em curso o programa “Sim eu Posso”, que visa incentivar pessoas adultas a apreenderem a ler e escrever.
Avelino  Satende  anunciou ainda que o  processo de merenda escolar foi suspenso  em quase todos os municípios  “por dificuldades orçamentais”.

Vagas para o sector
O Ministério da Educação atribuiu à província da Huíla  1.554 vagas  para o enquadramento de novos professores através de concurso público. Os docentes que forem apurados vão leccionar no ensino primário e I e II ciclo do ensino secundário.
O responsável  adiantou  que o sector de que faz parte na província da Huíla criou uma comissão de trabalho para a organização dos processos individuais no âmbito da implementação do estatuto da carreira do docente, à luz do decreto presidencial nº 160/18, de 3 de Julho.

Falta de infra-estruturas
Avelino Satende  disse  ainda ao  governador Luís Nunes que a falta de seminários de capacitação para os quadros é motivo de preocupações do sector na província.
“A Educação  na província da Huíla se depara com dificuldades para identificar crianças que devem ser enquadradas no sistema de ensino especial , por falta de equipamentos e técnicos especializados”, frisou no relatório que apresentou ao governador. Por seu lado, o governador provincial, Luís  Nunes, pediu aos membros da Direcção da Educação  para  ajudarem  o Executivo a resolver os problemas que enfermam o sector. “Peço a todos os agentes da Educação para ajudarem o Governo a solucionar os problemas que emperram o crescimento do sector”, apelou.