Sociedade

Cazenga com comité técnico de prevenção da mortalidade

Um comité técnico de prevenção contra a mortalidade materno-infantil foi criado, no município do Cazenga, província de  Luanda, informou na sexta-feira a Administração Municipal.

O comité vai envolver as comunidades e a sua criação tem como objectivo trabalhar na redução da mortalidade materna e infantil e reforçar o sistema local de saúde pública.
O reforço da mobilização social para a promoção da saúde materna e infantil, o aprimoramento das acções de formação, investigação e monitorização para a avaliação das mortes maternas, neonatais e infantis estão entre os objectivos do comité.
A melhoria no registo de óbitos, a criação de políticas mais eficazes de assistência médica à mulher e à criança são também objectivos do comité, que é liderado pelo administrador municipal, Victor Nataniel Narciso, e integrado pelos directores da Saúde, Educação, Família e Promoção da Mulher, Juventude e Desportos e do Instituto Nacional da Criança.
O município do Cazenga dispõe de duas unidades sanitárias de referência,  os hospitais Municipal do Cazenga e do Cajueiros, além dos centros  de saúde Paz e Progresso,  Vila da Mata, Cariango, Siga e 11 de Novembro e do posto de saúde do Tala Hady.
Cazenga, um dos nove  municípios da província de Luanda, tem seis distritos urbanos, Tala Hady, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro, Kima Kieza e Calwenda.