Sociedade

Fundação Lwini constrói centro materno-infantil

Munícipes do Distrito Urbano do Morro dos Veados, município de Belas, em Luanda, vão contar em breve com um centro materno-infantil, cujas obras estão a ser financiadas pela Fundação Lwini.

“É uma alegria para a fundação oferecer o centro materno-infantil à população do Distrito Urbano do Morro dos Veados”, disse a patrona da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos, que terça-feira visitou as obras, em companhia do director provincial da Saúde, Miguel Gaspar.

Segundo Ana Paula dos Santos, “mesmo com o país a atravessar uma fase difícil, devido à pandemia da Covid-19, a Fundação Lwini continua engajada na ajuda às populações mais carenciadas”, garantindo que, o mais breve possível, as obras podem estar concluídas. O director provincial da Saúde referiu que o centro materno- infantil vai prestar também serviços de medicina geral.
Miguel Gaspar esclareceu que o apetrechamento do centro estará a cargo do Ministério da Saúde, que, como órgão central, fará a inauguração e, depois, a sua gestão e administração.

O centro, disse, poderá contar 50 técnicos de várias especialidades, funcionando em 24 horas, com capacidade para atender cem pessoas por dia. A administradora do Distrito Urbano do Morro dos Veados, Madalena da Conceição, disse que o centro materno-infantil será o primeiro de carácter público na região, onde só existem clínicas privadas.

A construção do centro, acrescentou, surge na sequência dos apelos da comunidade, feitos em 2019, durante uma visita de representantes da Fundação Lwini, que assinalou terça-feira o seu 22º aniversário. Em prol à efeméride, foram entregues donativos a instituições de caridade e a pessoas carentes, com destaque para bens alimentares, cadeiras de roda e muletas.