Sociedade

Mães aconselhadas a primar pelo aleitamento materno

As mães devem primar pelo leite materno exclusivo até aos seis meses para proteger os filhos de várias doenças, exortou ontem, em Luanda, a coordenadora do núcleo de aleitamento materno da Maternidade Lucrécia Paim, Elisa Gaspar.

Segundo a especialista, o leite é um líquido rico em proteínas, água e gorduras essenciais, nutricionalmente adaptado às necessidades do recém- nascido.                                          
A médica pediatra, que falava durante um programa do canal 2 da Televisão Pública de Angola, sobre o tema da importância da amamentação exclusiva, referiu que este líquido reforça o sistema imunitário do recém-nascido, começando pelo colostro que está repleto de anticorpos produzidos pela mãe.
O colostro transmite ao bebé a informação sobre todos os microrganismos com os quais a mãe entrou em contacto durante toda a sua vida, protegendo assim o seu recém-nascido.
A coordenadora do núcleo de aleitamento materno da Maternidade Lucrécia Paim desaconselha as mães a dar o leite de vaca, porque o mesmo pode provocar casos de alergia.